Oi!
Ontem estava passando os canais e acabei começando a assistir um filme que estava passando. No começo não dei muita bola mas depois de um tempo notei que estava completamente presa a ele. Sou muito fã de filmes estrangeiros e a maioria deles me marca de alguma forma.
Medianeras (Sidewalls, 2011) – Escrito e dirigido por Gustavo Taretto, o filme se passa em meio ao caos de Buenos Aires e conta a história de duas pessoas particularmente neuróticas e bastante solitárias que foram feitas uma para a outra e são basicamente vizinhas e apesar de se cruzarem várias vezes, nunca se encontraram.
Martin é agorafóbico e Mariana tem fobia de elevador. Me identifiquei muito com ambos. Retrata muito bem como o isolamento urbano e a internet aproximam e afastam as pessoas de uma maneira que chega até a ser perturbadora. Mostra bem a solidão vivenciada pelas pessoas nas grandes metrópoles. Acho que é muito fácil se identificar e compreender o filme pois descreve bem a realidade de alienação da era atual da internet. A solidão cotidiana em meio a arquitetura (que é muito bem explorada) é muito familiar. Mariana menciona várias vezes os livros de “Onde está o Wally” e isso me chamou atenção logo de cara. Já tive todos eles e sempre gostei muito. Fora que na cena final do filme, Martin, está vestido exatamente como Wally. Como não amar um filme com uma sacada dessas?
Beijos.
Gostei.
as pessoas estao tao perto e tao longe ao mesmo tempo, eu sou muito restrita com amizade, muito mesmo. vejo muito caso de pessoas ke conversam muito pela net, criam uma certa amizade, mas pessoalmente fica aquela coisa sem jeito como se quase nao conhecesse a outra
esse e o tipo de filme que absolutamente todo mundo se encaixa…..estar cercado de pessoas e ao mesmo tempo estar e se sentir sozinho….nao sei se e exatamente a internet que afasta as pessoas…acho ke e mais a falta de controle delas….como tudo que esta acontecendo hoje no mundo acho que e muito de o ser humano ter perdido o controle sobre seus limites e se alienado um pouco…meio ke viraram zumbis tbm rsrs
Filme maravilhoso.
E reflexivo.
Assisti.
Me deu vazio existencial e uma das partes que mais gostei foi a análise que ela fez das vitrines que monta… parece bobo mas se for parar Pra pensar bastante, é curioso como nos identificamos e conectamos com um completo desconhecido através de um produto pensado e apresentado por ele.
Pra quem quiser: no youtube tem o filme legendado com resolução mais ou menos.