Stranger Things – Review

Postado no Blog, Séries em por com 6 Replies

Oi.

Esse fim de semana terminamos Stranger Things no mesmo dia em que começamos. Por isso vamos indicar pra vocês.

tumblr_oaiuteF82l1qz8ui7o1_1280

Stranger Things – Série original da Netflix dos diretores Matt and Ross Duffer (Duffer Brothers) esse sci-fi horror traz muita nostalgia para quem é fã de filmes dos anos 80. A história acontece em 1983 e gira em torno do desaparecimento misterioso de Will (Noah Schnapp). Will faz parte de um grupo de amigos composto por ele e mais 3 garotos que saem a procura dele. Se você é fã de filmes como The Thing, Poltergeist, E.T., Alien, Freaks and Geeks, Carrie, Stand by Me, The Goonies, Close Encounters of the Third Kind e outros semelhantes eu não tenho dúvidas que a série foi feita pra você. Me remeteu até The X-Files que é a minha série favorita da vida e também Twilight Zone. Stranger Things foi pra mim o que Super 8 não conseguiu ser. O elenco fez seu papel perfeitamente. Principalmente as crianças. Winona Ryder também está no elenco adulto da série. Stranger Things é um aglomerado de referências do cinema atual e da década de oitenta, com referências tão claras de clássicos da ficção científica nos elementos primordiais de composição: cenário, figurino e principalmente a fotografia. A fotografia é perfeita, muita cor, muita composição de luz, muito trabalho sinergético de temperaturas, mas periodicamente trazendo mais a tonalização fria aos ambientes de ação e clímax. Mas vamos começar pela abertura: que abertura absurda. Ela é linda, limpa, harmônica e submerge tanto à uma sensação quase que subconsciente a um tempo que não volta mais. Não importa se você não nasceu na década de oitenta. Ela nos remete à uma impressão analógica e particularmente me lembrou muito as aberturas de filmes em VHS (bom, se você nunca assistiu nada em VHS talvez não te remeta a nada mesmo, mas o movimento do título é típico de um cinema hollywoodiano que eu não vejo mais e que eu tenho medo que não volte). A trilha sonora vai de jefferson Airplane, Peter Gabriel numa versão maravilhosa de “Heroes” do David Bowie a The Clash, New Order, Joy Division e mais algumas bandas incríveis que trazem toda a década de 80 à trilha da série. Só pela trilha ela já vai te convidar logo no primeiro episódio. Todas as referências literárias, cinematográficas e habituais de Stranger Things dialogam com fidelidade à estética anos 80 – low tech – nerd. É perceptível encontrar referências de David Lynch na forma de se criar suspense e até a própria narrativa do desenrolar da história remete muito a Twin Peaks. Trabalhando com um lado sobrenatural desconhecido e não-terrestre. Algumas cenas específicas dos episódios finais nos trazem de imediato “Under The Skin” de 2014 do Jonathan Glazer na cabeça; um filme muito atual e que é bem nítida a semelhança referencial tanto do enredo da cena quanto do cenário e, obviamente, os planos, cortes e movimentos. Praticamente idênticos.

tumblr_oakz47yJEY1txuk4eo1_250 tumblr_oakz47yJEY1txuk4eo2_250

tumblr_oakz47yJEY1txuk4eo4_500 tumblr_oakz47yJEY1txuk4eo3_250

tumblr_oakz47yJEY1txuk4eo5_250 tumblr_oakz47yJEY1txuk4eo6_250

Sobre a atuação a Winona Rider tá incrível, como sempre. Mas o que encanta é o relacionamento das crianças, como elas são fieis e como a série mostra a sabedoria genuina que todos temos dentro da gente durante a infância e como ela nos transporta à um sentido de amizade que se perde no decorrer do tempo. Quanto mais envelhecemos menos compreendemos o real sentido da amizade, porque o material, o dinheiro e os interesses pessoais passam a ser prioridade e muito mais importantes do que o coletivo e as pessoas que nos cercam. São 3 personagens extremamente fortes, em qualquer que seja o sentido: literal, figurado, o que for. Eles são personagens com uma presença, carisma e fidelidade à infância extraordinários. E quem já trabalhou ou já presenciou o quanto é difícil trabalhar com crianças no cinema sabe que fazer uma série com três como personagens centrais não é tarefa simples. É uma série com tantos elementos recordáveis, com uma essência tão sentimental e quase íntima pra quem viveu durante esse tempo ou pegou a época das fitas em VHS, locadoras, jogos de RPG de mesa, fitas cassete, walkman… conseguindo conquistar até mesmo o público mais jovem resgatando um lado puro e essencial da diversão, da brincadeira e dos jogos: a imaginação. Algo primordial que se perdeu muito na atualidade, onde estamos cercados por telas, imagens e jogos de qualquer tipo que acaba se tornando uma fonte anestésica, atrofiando a imaginação e o quão eufórica e intensa ela pode ser. Confesso que é uma série que emociona não pelo tema, nem pela narrativa ou pelo desfecho, mas pelo que ela propõe: resgatar uma sensação que não vai voltar mais. E por saber disso e ter vivido é que tudo fica mais triste. Parece que a gente anda cada vez mais perdendo o gosto pelo toque (que não seja uma tela), pelo movimento e pela simplicidade das coisas.

Me contem nos comentários o que acharam ou estão achando da série. Beijos.

tumblr_oaklr5zfQC1taq12wo1_1280

tumblr_oaizfl4XFy1vptxe2o1_500

giphy

Débora e Luca


6 Comments on “Stranger Things – Review

  • I have been browsing on-line greater than three hours today, yet I
    never discovered any fascinating article like yours. It is pretty worth sufficient for me.
    In my opinion, if all webmasters and bloggers made just right content as
    you did, the internet shall be a lot more helpful than ever before. http://yahoo.co.uk

    Reply
  • Muito amor o Castiel! Desde criança sou fascinada por gatos, e hoje em dia tenho um. Eles são incríveis, nos ajudam a todo momento. Estou querendo adotar mais uma gatinha e queria uma dica de nome para fêmea, se você puder ajudar <3

    Reply
  • Eu tava ansiosa pra assistir e desde o primeiro episódio essa série me pegou de jeito. A fotografia, trilha sonora, atuação e sem falar nas referências maravilhosas. Simplesmente não tem como não gostar. E parabéns pelo post, amei!

    Reply
  • A nostalgia é talvez o melhor da série. Mas o que eu mais gostei é que fica a impressão que pensaram em quem assiste e não em ganhar prêmios. Gosto MUITO de True Detective, por exemplo, mas fazia falta uma série boa e simples ao mesmo tempo. Da pra ser fã de Ergo Proxy e Dragon Ball Z

    Reply
  • Fui assistir sem ter lido nada sobre (só a sinopse ao clicar na série), me surpreendi muito. Sua review fez muito jus ao que a série traz!!

    Reply

Deixe uma resposta