Oi,
Quando li o título em português “Invasão Zumbi” a primeira coisa que fiz foi revirar os olhos. Filmes de zumbis já estão completamente batidos e fazia muito tempo que eu não assistia nada bom. Até The Walking Dead eu abandonei na quarta temporada e nem sei se algum dia eu vou voltar a assistir. Depois de várias sequências horrorosas de Resident Evil, a decepção que foi Guerra Mundial Z e outros títulos menos conhecidos, eu resolvi dar uma chance ao filme porque descobri que era sul-coreano como The Wailing que eu indiquei aqui esses tempos. E não me arrependi nem um pouco. O título em português foi mais uma jogada de marketing pra atrair público (mas na minha opinião fez o efeito contrário por ser algo tão batido). Não tem nada a ver com o filme. Apesar de ter zumbis, para mim, eles não são o elemento principal da história. O título em inglês “Train to Busan” combina mais com o enredo do filme.
Busanhaeng (Train to Busan) 2016 – escrito e dirigido por Sang-Ho Yoan, o filme se passa em um trem de alta velocidade que está indo de Seul para Busan enquanto um vírus letal começa a se espalhar pela Coreia do Sul transformando as pessoas infectadas em zumbis. Somos apresentados logo de início a Seok Woo (Yoo Gong) e sua filha Soo-an (Soo-an Kim). Um pai capitalista e egocêntrico, viciado em trabalho e visivelmente ausente que tenta de forma falha salvar o que resta da sua relação com a filha, que depois de muita insistência o convence a tirar um dia de folga para deixá-la passar um tempo com sua mãe em Busan no dia de seu aniversário. Os personagens, apesar de serem comuns em filmes de terror, são todos muito bem desenvolvidos. O pai ausente, a filha, a grávida, o marido protetor, um vilão humano que chega a dar mais raiva que os próprios zumbis, um casal de adolescentes e todos os outros, tornam o filme ainda mais inquietante e envolvente. Tudo começa a dar errado antes do trem partir, quando uma garota aparentemente doente consegue embarcar. A atmosfera é completamente claustrofóbica por se passar dentro de um trem 90% do tempo. Os personagens são separados em diversas partes do filme e colocados em situações de risco em que precisam tomar decisões em intervalos quase nulos de tempo. Apesar das quase 2 horas de duração, o perigo e a agonia são tão constantes e a ploriferação do vírus acontece de forma quase que instantânea que o tempo passa voando e quase não dá tempo de respirar. Os diálogos são certeiros, o roteiro é muito bem desenvolvido em todos os aspectos e consegue mesclar de forma muito natural toda a ação, o drama, a violência, o suspense e até um pouco de comédia. Apesar de não trazer nada de muito novo em relação aos filmes do gênero, Train to Busan consegue ser original. A evolução e transformação do caráter do protagonista e sua relação com a filha ao longo do filme acontece de uma forma nada forçada e gera um impacto bem especial no desfecho da trama. As relações entre os outros personagens vão aparecendo na medida em que eles vão entrando no meio da confusão no trem e também são todas muito bem construídas e importantes. Não é um filme que vai te dar medo. Nada relacionado a zumbis me causa medo, mas é um filme que vai te deixar tenso do começo ao fim e com certeza um dos melhores já feitos.
Para mim, os zumbis são apenas um detalhe no filme. É antes de tudo um filme sobre tragédia, sobrevivência, amor, amizade, heroísmo e como uma pessoa viva pode ser pior do que o próprio mal que está matando todo mundo.
Se alguém já viu, me conta o que achou. Recomendo muito, principalmente pra quem já está cansado de filmes de zumbi.
Gostei muito desse filme também, eu praticamente ignoro hoje em dia o péssimo mal gosto das traduções dos títulos de filme para português rsrsrs.
Eu nunca gostei de filmes de Zumbi, mas qndo vi o trailer o q me chamou a atenção foi a menina e o pai, logo percebi q o filme seria algo mais profundo q Zumbis, e não me enganei foi sobre vc saber valorizar na vida o q realmente importa, a família! E como devemos aproveitar o tempo com aquele q amamos pq nunca saberemos qndo será a última vez.
Assisti ontem o filme. E que filme! Fiquei muito triste pelo pai e extremamente puta da vida com aquele cara que ferrou todo mundo pra tentar salvar a si mesmo e chegar até a mãe na cidade lá.
um filme muito legal é o seoul station! ele é estilo anime e segue uma linha bem estilo train to busan – focada em um grupo de sobreviventes – acho que voce vai amar assim como eu! beijos e espero que assista o seoul (pf, nao assista o trailer, se deixe ser pega de surpresa pelos acontecimentos) <3
Eu já assisti, é do mesmo diretor.
Tbm estou bem saturada dos filmes com zumbis… mas enfim, queria comentar sobre um outro filme que assisti, e como sempre acompanho seu blog, achei bem interessante rsrs.. o filme se chama “nurse” e está disponível na netflix, eu queria saber sua opinião sobre o filme, porque a pesar de toda a “comédia” que ele é, achei o filme no mínimo interessante!!!
Oi Brenda, vou dar uma olhada nesse. Nunca assisti.