Are you living in the real world? – Coherence – Review

Postado no Blog, Filmes em por com 13 Replies

Oi, pessoal. Hoje passei aqui pra indicar um dos melhores filmes que assisti ultimamente. É de ficção científica e explora bastante a física quântica atráves de lapsos temporais. Não posso deixar de citar filmes que exploram esse tema como Back to the Future (1985) e The Butterfly Effect (2004).

Do diretor James Ward Byrkit, Coherence (2013) conta a história de um grupo de amigos que estão em um jantar enquanto um cometa passa pela Terra. A trama me deixou muito envolvida desde o começo e me senti como se fizesse parte da história. Ele é filmado praticamente em um só espaço e explora a teoria das realidades paralelas de um jeito tão bom que eu não sei nem o que dizer. Não é preciso um conhecimento na área pra ficar completamente intrigado com o filme. Ele deixa qualquer um num estado de confusão mental fora do comum. Impossível não se questionar se você é você, se você está na realidade certa ou se as pessoas que estão perto de você são de outra realidade. Me lembrei bastante de Fringe e Twilight Zone também. O filme também explora de uma forma muito boa a experiência imaginária do gato de Schrödinger. Quem é viciado em ficção científica e adora um filme que deixa um nó no cérebro não pode perder.

Trailer aqui.

coherence_xlg

Beijos.

 


13 Comments on “Are you living in the real world? – Coherence – Review

  • Esses dias eu assisti um filme chamado Senhor Ninguém (Mister Nobody) com o Jared Letto, gostei muito, envolve realidade paralela e efeito borboleta. É daqueles que deixa a gente pensado bastante mesmo depois que acaba. Se ainda não assistiu, recomendo.
    Acompanho sempre o seu blog, é viciante, tem um conteúdo bem diferente dos outros blogs e sempre muito interessante! Parabéns, Débora!

    Reply
  • hahaha. Debora, fisica quantica ACHO que tem a ver com coisas tipo isso aqui:
    – electron tunneling
    – quantizacao de energia
    – σxσp >= h/2
    – efeito fotoeletrico
    – etc etc
    Chamar pessoas experimentando lapso temporal (in a movie of all places) de fisica quantica dah ateh preguica. Podes dizer ai como o lapso temporal dessas pessoas se relaciona com fisica quantica? Ou tais simplesmente sugerindo que tempo eh quantizado e que poderia haver uma mudanca na velocidade que esse tempo caminha para a entropia, por exemplo? Porque tah dificil entender o que fotons tem a ver com pessoas experimentando “lapsos temporais”. Nem inventando isso faz sentido. Acho engracadinho quando tentam colocar nas costas da fisica quantica qualquer fenomeno que nao pareca natural. Fisica quantica eh natural e muito bem documentada. Nao vai fazer as pessoas experimentatem lapsos temporais soh porque, como disse Feynman, “nobody understands quantum mechanics”.

    Reply
    • Pelo amor de deus, primeiro aprende a escrever, segundo não fala do que não sabe. Se tu nunca ouviu falar em segunda chance não sabes nada de Física Quântica nem Teoria da Relatividade. Não vem aqui me atacar como se eu não soubesse do que estou falando porque eu não falo sobre nada do que eu não sei. O filme é cheio de referências a teorias da física quântica, inclusive o irmão do cara é físico, tem referências aos buracos de minhoca e também a experiência do Gato de Schrödinger. Você com certeza não assistiu ao filme muito menos tem propriedade no assunto. Só quis vir aqui me contrariar.

      Reply
  • Débora, aproveitando a deixa sobre filmes, te indico The Poughkeepsie Tapes (se ainda não viu). Não é nessa temática, mas achei muito bom.

    Reply
  • Gente, adoro Coherence, lembro que tinha visto Triângulo do Medo e li que Coherence tinha a mesma pegada, mas gostei do segundo mil vezes mais. Até tinha comentado no Filmow * vc tem perfil lá falar nisso?* que o filme me lembrou na hora uma parte do p.t de Silent Hills: “Watch out. The gap in the door… it’s a separate reality. The only me is me. Are you sure the only you is you?”
    Fora que adoro ler supostos relatos de universos paralelos, tão incrível pensar na possibilidade de contato. *–* Ahh me lembrou também o filme Another Earth.

    Reply
    • Oi Amanda, não tenho perfil lá não. Também adoro relatos de universos paralelos, vivo pirando nisso. Hahaha. Eu assisti Triângulo do Medo e gostei muito também, mas não vi o 2. Vou baixar aqui. :3

      Reply
  • Se você se gosta de coisas relacionadas a lapsos temporais deveria experimentar jogar Life is Strange, a temática é ao redor de viagem no tempo e efeito borboleta.

    Reply
  • Não sei se já ouviu falar em um filme chamado Os 12 macacos, ele tem essa pegada de viagem do tempo e tem um curta francês “A plataforma” que serviu de inspiração pra esse filme. Talvez você goste. Beijos :3

    Reply

Deixe uma resposta